terça-feira, 10 de março de 2015

Frutas Cítricas

As frutas cítricas são alimentos naturais que contém uma grande quantidade de ácido cítrico, Vitamina C, potássio, Vitamina A e Flavonóides. Se tem esse grupo de nutrientes, faz parte do grupo dos cítricos. E todas essas substâncias são importantes para o nosso corpo.  

A vitamina C, presente em frutas cítricas e vegetais de folhas escuras, possui duas propriedades que auxiliam o emagrecimento: ela acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias, e combate o acúmulo de gorduras no corpo. É interessante associar a vitamina C a alimentos ricos em ferro, pois este é essencial para que o corpo absorva esta vitamina. Por isso, a dieta rica em vitamina C e pobre em ferro não tem eficácia. O ideal é consumir os dois na mesma refeição. O ferro pode ser encontrado no feijão, na beterraba, em carnes vermelhas, no farelo ou flocos de aveia e nos vegetais verde-escuros, que são os campeões em eficiência por serem ricos tanto em ferro quanto em vitamina C.
Para suprir as necessidades do corpo e acelerar o emagrecimento deve-se
consumir sem exageros. São necessários 75 mg de vitamina C diariamente. Isso equivale a aproximadamente meio caju, três limões, duas laranjas, um copo de suco de laranja, uma acerola ou um talo de brócolis. A vitamina C consumida além da conta é eliminada pelo corpo e não tem efeito sobre o emagrecimento.


Exemplos de Frutas Cítricas:

Algumas já conhecidas pelo sabor amargo e levemente azedo como laranja, limão, tangerina, acerola, ameixa, amora, caju, morango, tamarindo e afins. Todas são excelentes para a saúde e a recomendação é ingerir a versão natural, ou seja, sem conservantes e sucos feitos da própria fruta. Até mesmo o chá usando as cascas pode trazer benefícios à saúde.


Benefícios para a saúde

- São importantes para fortalecer o sistema imunológico.
- Protegem o organismo.
- Possuem importante ação contra infecções, gripes e resfriados.
- O ácido cítrico ajuda a melhorar a viscosidade do sangue.
- Os flavonóides cítricos presentes nas laranjas, por exemplo, possuem ação que auxiliam na redução dos lipídios.
- Atuam na prevenção do envelhecimento das células.
- Atuam na produção de colágeno e ajudam na beleza da pele
- Aumentam a absorção de ferro, auxiliando no combate à anemia
- Melhoram a hidratação do organismo e ajudam a eliminar a prisão de ventre
- Aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no emagrecimento

A vitamina C presente nas frutas cítricas reduz os picos de insulina e acelera metabolismo e combate o acúmulo de gorduras. Uma alimentação rica em frutas cítricas aliada à prática de atividade física e a uma boa noite de sono, é o caminho certo para uma vida mais saudável, e consequentemente mais longa.

A digestão das frutas começa na boca, não no estômago, atravessando este último em vinte ou trinta minutos, com exceção de banana, tâmara e frutas desidratadas, que ficam mais tempo no estômago (de 45 a 60 minutos para liberarem os nutrientes vitais nos in­testinos). Como a fruta não se destina a uma permanência prolongada no estômago, a ingestão correta significa que deve ser de estômago vazio, cruas, maduras e frescas, sem nenhum processamento. O suco de fruta deve ser ingerido devagar, misturando bem com a saliva. Todas as frutas, incluindo as ácidas, transformam-se em alcalinas se consumidas corretamente. As frutas, assim como as verduras, possuem a capacidade única de neutralizar os ácidos que formam em nossos sistemas.
ATENÇÃO: Toda vez que se mistura um alimento ALCALINIZANTE com um ACIDIFICANTE, como por exemplo suco de laranja com açúcar, predomina a ação que é mais densa, ou seja, a acidificante. E, quanto mais açúcar, mais nefasta a mistura!


Este texto foi baseado nas informações fornecidas pelo Projeto Portal, associação fundada pelo pesquisador e ufólogo Urandir

Clique e curta: Grupo Parraga
Mais Informações:
http://www.projetoportal.org.br/
http://www.biluoetbrasileiro.com.br/
http://www.ufotvonline.com.br/

http://grupoparraga.blogspot.com.br/